A carregar...
Produtos

A importância dos cabos...

Saiba qual a importância dos cabos no nosso dia a dia.

Decorria o ano de 1996 quando se deu uma reviravolta: foram criadas “pontes” sobre os oceanos, chamada cabo de fibra ótica; na verdade os cabos passam no fundo dos oceanos, mas as pontes foram efetivamente criadas entre os continentes. A passagem dos cabos passou a permitir as comunicações de internet como as conhecemos hoje, rápida e seguras; diria que seria impossível estarmos onde estamos hoje sem a passagem destes cabos.

Houve um problema informático - toda a gente com idade para ter consciência ainda se lembra disso: o facto de os computadores não estarem preparados para a mudança para o novo milénio. Os computadores mais antigos estavam preparados apenas para até 31-12-99 (ou seja o ultimo dia de 1999), os sistemas tinham sido concebidos para datas de 6 dígitos, o que implicaria que no dia 1 de janeiro de 2000 assumissem que estariam no dia 1 de janeiro de 1900. Este problema foi na sua maioria resolvido por engenheiros indianos que, através dos cabos, conseguiram atualizar em todo o mundo, os computadores das empresas que solicitavam o serviço.

Foram empresas Americanas que fizeram estes investimentos brutais e criaram com isso uma bolha que veio a rebentar pouco depois em 2000. Com a loucura da evolução da internet, várias empresas lançaram cabos pelos oceanos e, no final, a concorrência era tão grande que os preços caíram e algumas empresas acabaram por abrir insolvência. Mas é em parte por isso que temos ainda hoje a internet a preços muito reduzidos.

 

Hoje não estamos a falar dos mesmos cabos, porque os que atravessam o Atlântico nós não os comercializamos. Se não fossem, porem, esses cabos que são “pontes”, não estaríamos hoje a falar destes nossos cabos 😊.

 

Inspirado no livro: O mundo é plano, de Thomas L. Friedman

Vídeo ilustrativo do assunto:

Veja todas as soluções que temos de cabos AQUI

 

Produtos vistos...