A carregar...
Produtos

Ainda não faz reciclagem de resíduos?

Ainda não faz reciclagem de resíduos?

Sabia que em 1991 fazíamos apenas 0.3% de reciclagem e em 2021 (últimos dados recolhidos) fazemos 22,50%?

 

Veja o gráfico seguinte com origem na Pordata:

No que se refere apenas aos plásticos, na Lituânia já se recicla mais de 74% dos plásticos. Nós em Portugal ficamos no fundo da tabela com cerca de 35%. Ainda há muito trabalho para fazer; porque não começar já hoje?

Fonte: https://pt.euronews.com/next/2020/03/06/o-desafio-da-reciclagem-do-plastico-na-ue

Atualmente, uma grande parte dos países da União Europeia falha as metas de reciclagem do plástico.  Se está nas nossas mãos... do que estamos à espera?

O objetivo da Comissão Europeia é chegar às dez milhões de toneladas de plástico reutilizado até 2025.

“Precisamos de garantir que os plásticos não poluam o ambiente" palavras de Sylvia Hofinger, diretora do Conselho Europeu da Indústria Química.

Na EU são utilizados anualmente mais de 50 milhões de toneladas de plástico. Mais de 25 milhões de toneladas de lixo plástico são recolhidos todos os anos, mas, menos de um terço é reciclada.

O governo português prepara-se para penalizar por aquilo que se polui e que se deposita no lixo indiferenciado e não nos ecopontos.

Vejamos o que acontece se não separarmos os resíduos; concentremo-nos numa garrafa de plástico para água mineral:

  1. Desde logo, as rolhas das garrafas de plástico são matéria-prima para algumas empresas que aproveitam para delas fazerem derivados como p.ex., moveis públicos;
  2. Há muitas associações de solidariedade social que recolhem as rolhas assim melhorando o seu orçamento;
  3. Se colocarmos a garrafa de plástico no lixo indiferenciado ela acaba num aterro e levará 500 anos a desaparecer do planeta;
  4. Se colocarmos a dita garrafa de água no ecoponto amarelo, o plástico vai ser reutilizado em variadíssimas aplicações de utilidade;
  5. Ao mesmo tempo, não precisaremos de usar os derivados do petróleo que é um bem escasso, caro e que polui para fabricar essas mesmas “variadíssimas aplicações” que os resíduos vão fazer.

 

Não acha que são razões mais que suficientes para começar já hoje a fazer separação de resíduos?

Apresentamos-lhe uma variedade de alternativas para poder escolher a que se adapta às suas necessidades>>>>>