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O cartão tem como objetivo facilitar a vida aos cidadãos quando precisam dos serviços públicos, presencialmente ou pela Internet.
O Cartão de Cidadão apresenta-se como um verdadeiro certificado de cidadania, assumindo a forma dupla de um documento físico que identifica visual e presencialmente o cidadão, e um documento digital que permite ao cidadão identificar-se e autenticar-se eletronicamente nos atos em que intervenha perante entidades públicas e privadas.
Quem tem o Cartão de Cidadão caducado, ou a caducar, recebe em casa a carta dos códigos PIN do cartão com uma referência Multibanco válida durante 60 dias. Basta fazer o pagamento, dentro do prazo, para renovar o cartão sem alteração dos dados biométricos e biográficos. O novo cartão será enviado para casa por correio registado.
Com o Cartão de Cidadão em seu poder tem a possibilidade de realizar várias operações pena internet entre as quais: alterar morada; realizar serviços e registar-se de forma segura em diferentes portais públicos; assinar documentos digitais com a mesma validade legal de uma assinatura à mão; assinatura com opção de Selo Temporal, Motivo ou Localização; permite-lhe assinar vários tipos de documentos e ficheiros, incluindo PDFs; visualização e edição de documentos; correio eletrónico; assinatura com certificados digitais; efetuar login; realizar serviços e registar-se de forma segura em diferentes portais públicos ou privados; fazer compras ou licitar proposta no portal e-leilões; cancelar o Cartão de Cidadão, desativando as funcionalidades digitais.
Para o fazer só precisa de ter um leitor de catões de cidadão, também chamado leitor de SMARTCARD.
Veja as soluções que temos: