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Saiba quais as razões para a subida do preço do papel

Saiba quais as razões para a subida do preço do papel

O papel de cópia subiu, nos últimos meses, mais de 60%, e a tendência é continuar a subir, sendo que há mais de 10 anos que o papel não tem subidas significativas, apenas pequenas oscilações.

A decisão é justificada com constrangimentos logísticos,  bem como as proibições relacionadas com a importação de madeira e celulose (matérias-primas) da Rússia, na sequência da invasão à Ucrânia.

A substituição dos produtos derivados do plástico como por exemplo: copos de café, palhinhas, pratos… para produtos de papel, canalizou as matérias-primas para o fabrico destes artigos que até agora tinha pouca importância na absorção destas matérias.

Não menos relevante são as necessidades de mais caixas de cartão para envios, sendo que a pandemia trouxe novos hábitos, e hoje todos pedimos muito mais artigos que recebemos em casa ou no trabalho, facto que provocou mais pressão na procura das matérias-primas.


Os derivados da pasta do papel como o papel higiénico, guardanapos, rolos de cozinha, etc. também tiveram aumento ao qual os fabricantes indicam que foi aplicado um valor adicional (surchage) de energia, logística e commodities.

Por outro lado a The Navigator Company, antiga Soporcel e mais recentemente Portucel, que produz o papel Navigator e muitos outros papéis que existem no mercado com outras marcas, marcas próprias ou de marca branca. Sim! Porque não se pense que é qualquer marca que produz papel, é um processo complexo que faz com que haja poucos produtores mundiais.

Podemos mesmo considerar que há um oligopólio no papel, uma vez que os fabricantes não sobejam.

A The Navigator Company mudou a estratégia e tem previsto diminuir a produção de papeis de outras marcas ou os chamados: marcas brancas, que pelo preço vingavam no mercado, passando assim a eleger mais a venda das suas próprias marcas como: o Navigator, Discovery…

O aumento do preço do papel vai empurrar as pessoas a usar cada vez mais alternativas ao papel, tendência que já se vem a verificar há muito, mas que será acelerada.

Um outro pormenor que é relevante no preço do papel é que Portugal vende o papel ao retalho a preços em cerca de 20% mais baixo que em Espanha, este fator deve-se ao facto de em Portugal haver uma concorrência muito feroz dominada por pequenas e microempresas o que provoca a baixa do valor por vezes sem ganharem dinheiro, mas isso já será para outro conteúdo...

 

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